terça-feira, 19 de novembro de 2024

9B - Feira Literaria - Ziraldo e a Diversidade Reiligiosa

 Texto para Instalação Literária com o Tema "Ziraldo e a Diversidade Religiosa"

A turma 9B preparará uma instalação especial para a Feira Literária com o tema "Ziraldo e a Diversidade Religiosa", explorando a universalidade do "Menino Maluquinho". Inspirados pela ideia de que em todas as religiões existe a inocência e a curiosidade de uma criança, o projeto irá retratar o Menino Maluquinho vestido com trajes típicos de diferentes tradições religiosas, trazendo uma mensagem de respeito, valorização do diálogo e diversidade, valores presentes nas obras de Ziraldo.

Objetivo da Instalação

A instalação tem como objetivo mostrar que a essência de uma criança, representada pelo icônico personagem "Menino Maluquinho", é uma ponte de conexão entre culturas e crenças diversas. A ideia é promover o respeito às diferenças, ilustrando como o Menino Maluquinho representa a inocência, a alegria e a curiosidade que existem em todos os povos e religiões. Assim, a instalação não só homenageia Ziraldo, como também reafirma a importância da diversidade e do diálogo em nossa sociedade.

Desenvolvimento do Projeto

A turma será responsável pela criação de imagens do Menino Maluquinho representando diversas religiões. Cada estudante, ou grupo de estudantes, poderá escolher uma religião e criar uma representação do personagem com as vestimentas e símbolos característicos da fé escolhida, como uma forma de homenagem e respeito à pluralidade religiosa.

Religiosidade e Personagem

As religiões representadas poderão incluir, por exemplo:

  • Cristianismo (Menino Maluquinho com trajes simples e cruz);
  • Judaísmo (com kipá e vestes tradicionais);
  • Islamismo (com turbante e vestes islâmicas);
  • Hinduísmo (com trajes tradicionais e elementos culturais da Índia);
  • Budismo (com vestes típicas de um jovem monge budista);
  • Umbanda e Candomblé (com vestes brancas e elementos característicos das religiões afro-brasileiras).

Essas imagens serão desenhadas e coloridas pelos estudantes, que poderão utilizar papel, tinta, lápis de cor, colagens e outros materiais para dar vida a cada versão do Menino Maluquinho. Cada representação será acompanhada de uma breve explicação sobre os símbolos religiosos e a importância do respeito à diversidade.

Exposição e Interatividade

Os trabalhos serão dispostos em painéis de papel craft, onde cada versão do Menino Maluquinho será fixada, acompanhada de uma pequena legenda explicativa. A instalação também poderá incluir um painel de reflexão, onde os visitantes poderão escrever mensagens sobre o que a diversidade religiosa representa para eles.